Após se sagrar campeã invicta do Campeonato Brasileiro classificatória B 2023 em vitória sobre o Ponta Grossa por 96 a 45 no mês de junho, em Vila Velha, Espírito Santo, a categoria SUB 17 do Mogi das Cruzes Basquete se prepara para a fase final da competição, que começa nesta terça-feira (22), em Campinas, São Paulo.
O primeiro desafio dos mogianos será na terça-feira (22) contra o São Paulo, às 11h, no Clube Campineiro de Regata. O time está no grupo C, junto as equipes São Paulo, Paulistano e Franca.
Na primeira fase, os dois melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros avançam para o mata-mata.
Jogam a fase final o clube Esporte Clube Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), São Paulo Futebol Clube (SP), C. Campineiro de R. e N. (SP), S. C. Corinthians Paulista (SP), Club Athletico Paulistano (SP), S. Esportiva Palmeiras (SP), São José Desportivo (SP), SESI/Franca (SP) LDPG Ponta Grossa (PR), Tijuca Tênis Clube (RJ) e Mogi Basquete (SP). O campeão da fase final será conhecido no dia 27 de agosto, às 19h.
“Estamos entre as 12 melhores equipes SUB 17 do Brasil, só terão times fortes. A nossa vontade é colocar o time da cidade lá em cima. Demos um azar em perder alguns jogadores da equipe por conta de lesões, então supriremos com jogadores mais novos, que dará uma grande diferença de qualidade, mas estamos indo para vencer e ganhar os jogos. Iremos fortes e bem focados”, finaliza o técnico Caio Bueris.
DESFALQUES
O treinador não contará com os atletas Luiz Guilherme, que teve um estiramento muscular do posterior da coxa direita, e deve ficar afastado entre três a quatro semanas, e Felipe Chaves, que sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e está fora do restante da temporada.
SISTEMA DE DISPUTA
Forma de Disputa: as equipes estão divididas em 3 grupos de 4 equipes, jogam dentro dos respectivos grupos, estão classificadas para as quartas de final o primeiro e segundo colocados de cada grupos + os dois melhores terceiros lugares.
As demais equipes formam o quadrangular na disputa de 9º ao 12º lugares. As equipes serão reclassificadas de 1º ao 12º lugares, quartas de final 1×8, 2×7, 3×6, 4×5, a posição obtida na reclassificação é permanente para montar a semifinal com os vencedores das quartas de final, por tanto, a equipe de melhor campanha enfrenta a equipe de menor campanha vencedora das quartas de final. As equipes 9º, 10º, 11º e 12º jogam todos contra todos. Os perdedores das quartas formarão o bloco de disputa de 5º ao 8º lugares, usando o mesmo critério adotado para a semifinal.
O Campeonato Brasileiro Interclubes é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.
Foto: RP Fotografia